criptomoedas

Robôs de Investimento e Criptomoedas

 Foram muitas as tentativas de se criar uma “moeda digital” desde a expansão tecnológica dos anos 90. Sistemas como o Flooz, Beenz e o DigiCash apareceram no mercado com moedas digitais respaldadas por empresas interessadas na tecnologia. Por diversos motivos estes sistemas não deram certo, seja por desentendimentos entre seus criadores, fraudes, problemas financeiros etc. Apenas em 2009 um programador misterioso chamado “Satoshi Nakamoto” (ou um grupo de programadores, não se sabe ao certo) adaptou a tecnologia Blockchain para criar a primeira criptomoeda que tem revolucionado o mercado: o Bitcoin.

A tecnologia Blockchain é uma nova forma de registrar e armazenar transações em base de dados. Os “blocos” da cadeia são interligados e criptografados para que as transações armazenadas não possam ser alteradas e possibilite uma trilha de auditoria passível de ser checada por qualquer usuário. Este sistema não pertence a nenhuma empresa e a nenhum governo, estando disponível através de uma rede de computadores pessoais. Ou seja, a tecnologia é descentralizada e distribuída igualmente por todo o mundo, eliminando a necessidade de “intermediários” (governo e instituições financeiras) nas transações. Como é extremamente difícil alterar a informação registrada em cada bloco da cadeia, a tecnologia torna-se extremamente atrativa para transações financeiras por sua maior segurança contra fraudes.

Mas quais as vantagens práticas para o investidor em criptomoedas? Listamos abaixo as principais:

  • O potencial de ganho é muito maior que o de perda. Se as criptomoedas se tornarem de fato a moeda do comércio internacional no futuro, seu preço poderia ser multiplicado por 20 mil vezes, segundo estimativas. Em caso de perdas, dificilmente o investimento seria reduzido a pó, uma vez que a tecnologia Blockchain possui inúmeras funcionalidades e não se vislumbra seu desaparecimento. Temos visto muita volatilidade na cotação em um horizonte de curto prazo. No entanto, ao se analisar o gráfico de longo prazo, o preço das criptomoedas seguem em trajetória ascendente no tempo. E com o aumento no número de investidores, esta tendência tende a se fortalecer cada vez mais.
  • Fácil acesso. Diferente dos investimentos tradicionais, o dinheiro não fica “preso” por um longo tempo para que o rendimento possa ser sacado. É possível lucrar no curto prazo e utilizar os “juros” ganhos para transações diversas, seja de compras online, reinvestimento etc. Ou seja, o investidor não perde acesso a seus recursos mesmo que este tenha sido investido. Além disso, a grande volatilidade da moeda favorece o investidor agressivo que busque ganhos substanciais em pouco tempo.
  • Sem intermediários. O governo, bancos e demais instituições financeiras não são envolvidos nas transações. Estes não têm acesso a congelar contas dos usuários ou a intervir de nenhuma outra forma. O sistema funciona exclusivamente de usuário para usuário, proporcionando muito mais liberdade do que as moedas tradicionais, além de ter custos muito menores. Transferências de recursos são feitas de forma muito mais rápida, sem a necessidade de se apresentar documentação referente à procedência do dinheiro ou esperar aprovação das autoridades para fechamento de câmbio.

As Criptomoedas

Desde o aparecimento do Bitcoin, muitas outras criptomoedas surgiram no mercado: Ethereum, Ripple, Stellar etc. É um trabalho árduo analisar todas as criptomoedas disponíveis, acompanhar suas respectivas cotações e ainda fazer decisões de investimento. Dada a alta volatilidade deste mercado, é necessário empregar análise técnica extremamente criteriosa para identificar suportes e resistências das cotações, o que requer tempo de estudo e dedicação do investidor.

Por este motivo, a melhor forma de investir em criptomoedas é através de um Robô de Investimentos. O software do Robô já é parametrizado com modernas ferramentas estatísticas que conseguem identificar quais criptomoedas transacionar e o melhor momento de compra e venda. Além disso, a automatização poupa tempo de estudo e monitoramento do mercado, reduz o risco e ainda maximiza o retorno do investimento. O Robô possui excelente custo benefício, não sendo necessário pagar um Consultor de Investimentos para ter acesso a orientação sobre Criptomoedas.  Listamos todas as vantagens de se automatizar investimentos de forma detalhada neste artigo <aqui>.

Definitivamente estamos em um momento que tecnologias revolucionárias estão criando um novo mundo das Finanças, virando conceitos do avesso, criando e destruindo fortunas. Cabe a cada investidor decidir se agarrar a dogmas dos passado ou dar as boas-vindas para uma nova realidade em que a forma de ganhar dinheiro fugirá do tradicional.

Rafael Mariano

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here